Uma pequena lição do meu dia!

22-11-2012 00:00

 

Ontem, São Paulo, 16 horas. 
Estava eu a chegar a casa, depois de um magnífico almoço, quando decidi dar uns passos atrás e ir ao supermercado fazer umas compras cirúrgicas.

A vontade era nula. Só me lastimava dos mais de 30 graus Celcius que caíam, aquela hora, sobre a minha cabeça.

Eis quando no caminho até ao Pão de Açucar me cruzo com uma outra pessoa. Estou certo que esta sofria do mesmo calor que eu. Mas, no entanto, não era isso que definitivamente lhe tirava o sorriso. E porquê? Porque a sua maior preocupação, naquele momento, era simplesmente recolher do lixo o máximo de comida desperdiçada por milhares de pessoas no calor das suas casas.

Fiquei triste com a situação e fui a pensar sobre a mesma no resto do caminho. Diria mesmo que o calor me deixou de incomodar.
Decidi então, na chegada ao meu destino, comprar alguma coisa “digna” para lhe levar. Agarrei num litro de leite e num pacote das minhas bolachas favoritas. Para mim era óbvio que se eu gostava, a rapariga iria deliciar-se ainda mais.
Podia ter acrescentado isto à minha lista de compras. Mas não. Abdiquei de levar um dos produtos cirúrgicos e com o mesmo dinheiro comprar um lanche (ou almoço!) para quem realmente precisava.

Voltei para casa. Aquele momento não me saía da cabeça e só pensava no que poderia ser feito por esta e outras pessoas na mesma situação. Foi então que me lembrei de escrever esta minha história e lançar um desafio a todos (inclusive eu, claro!):

1º: Desperdice menos.

2º: Faça um orçamento mensal do que gasta em alimentação na sua casa, bem como a respetiva lista de compras. Agora vá ao Supermercado e com esse valor compre 80% da lista para si 20% para dar a quem mais precisa.

Difícil? Talvez, porque temos de abdicar das nossas bolachas favoritas. Mas não impossível.

Até amanhã!

P.S: Nem todas as pessoas conseguem poupar 20% do seu orçamento de alimentação para dar alguém. Foi um valor que achei razoável, mas também não fiz a experiência.