Um mundo sem líderes. Um mundo sem pessoas.

19-03-2013 15:00

 

Ultimamente tenho-me questionado sobre: onde estão os verdadeiros líderes? Onde estão aquelas pessoas capazes de mover as tropas, motivá-las e levá-las a lutar pelo mesmo ideal? Onde estão?

Faz-me falta um líder. Faz-me falta uma referência.

Hoje, no mundo empresarial, as empresas procuram cada vez mais por um líder. Estou plenamente de acordo. A figura do “chefe” morreu ou pelo menos devia estar morta. Hoje procuram-se pessoas com capacidades de liderança e não pessoas que comandam de forma autoritária um grupo de pessoas. Hoje, e num mundo cada vez mais global, queremos um líder participativo. Alguém que nos ouve e aceita no grupo de forma integrante. Se for um “chefe” não queremos. Mas não é só no trabalho. É em toda a nossa vida.

Hoje, ainda assenta quase tudo no "autoritário". Falta alguém que questione, que crie um movimento e que nos faça acreditar e lutar pelo mesmo objetivo. São estas pessoas que deixam a sua marca no mundo.

Por isso hoje olho para o mundo e não vejo essa pessoa. Não encontro. Sinto que estamos num mundo sem líderes. E, para mim, um mundo sem líderes é um mundo sem pessoas.

Talvez por isso haja tanta esperança no Papa Francisco I. Será o nosso líder? Pelo menos, enquanto cristãos, queremos acreditar que sim.

Até amanhã!