Um dos nossos maiores medos.

08-07-2013 00:00

Quantas vezes tomamos decisões difíceis sem pedir ajuda a outra pessoa? Quantas vezes decidimos agir sem consultar as pessoas que já passaram exatamente pelo mesmo? Quantas vezes já deixámos de fazer alguma coisa por medo de não estarmos certos e virmos a falhar?

Eu não tenho dúvidas: pedir ajuda é um dos nossos maiores medos. Tomar esta decisão é sair da zona de conforto. É ter medo de mostrar uma fraqueza, de obter um feedback negativo, de estar completamente errado, de perder credibilidade ou de simplesmente incomodar o outro.

Tudo isto não faz qualquer sentido se pensarmos que, a maioria de nós, tem na ajuda ao outro uma das suas grandes virtudes. Dizer o que deve fazer, como fazer, partilhar experiência e ainda ser agradecido por isso preenche-nos.

Se assim é porque temos medo de pedir ajuda? Não paremos com esta corrente e, sempre que preciso, procuremos esse alguém.

Esta é uma das maiores virtudes que nos deve acompanhar desde pequenos. Deve ser assim na escola/universidade, no trabalho, na família e no grupo de amigos.

E o mais incrível de tudo é o resultado que obtemos.

Para quem pretende empreender pedir ajuda é palavra-chave.

Até amanhã!