Spielberg, ET e o sucesso da Hershey.

07-03-2013 00:00

Primeira pergunta: quem não viu o ET de Steven Spielberg? Se a sua resposta é negativa pode ir ver e voltar mais tarde.

Segunda pergunta: quem não se lembra das bolinhas de chocolate utilizadas por Elliot para fazer um caminho e atraír o pequeno extraterreste até sua casa? Se não se lembra pode ir recordar esta cena.

Curiosidade: Antes de falar com a Hershey, Spielberg reunião com a Mars para propor a colocação de M&Ms nesta cena do filme. Como a resposta que obteve foi negativa, o Realizador arrancou para um plano B e foi falar com Hershey para colocar os Reese's Pieces, produto substituto dos M&Ms.  A Hershey aceitou e saiu a ganhar. Uma semana depois da estreia de ET a marca conseguiu triplicar as suas vendas e, em pouco tempo, as suas bolinhas de chocolate começaram a ser vendidas em mais de 800 cinemas por todos os E.U.A. 

A estratégia de marketing utilizada é conhecida como 'integração de produto'. O mesmo é dizer que uma empresa paga uma quantia para o seu produto aparecer num filme, programa de TV ou outro.
Por um lado, sempre que o produto é colocado de uma forma eficaz, isto é, que se encaixa dentro da narrativa, a probabilidade de sucesso é enorme, uma vez que a reação e retenção dos espetadores é enorme. Por outro lado, se o produto não tem qualquer ligação com o enredo então a probabilidade de este ser apagado rapidamente da nossa memória é grande.

Não é por acaso que a Hershey aceitou a proposta de Spielberg e teve no ET a força extraterreste para potenciar as suas vendas . Não é por acaso que a Apple tem utilizado cada vez mais a 'integração de produto'.

Até amanhã!