Quem será o meu Amigo Secreto?

13-12-2012 00:00

Com o acentuar da crise e a redução do poder de compra são cada vez mais as pessoas e famílias a adotarem o sistema do ‘Amigo Secreto’ no Natal.

Esta é uma ideia há muito tempo usada em jantares de empresas e de amigos, mas que só recentemente começou a entrar na maioria das nossas casas. Este “jogo” foi criado com um único objetivo: reduzir o número de presentes que cada pessoa tem de comprar e, assim, poupar nas compras de Natal.

Eu concordo com a ideia, mas não com o seu objetivo final. Este deveria ser uma consequência de um objetivo verdadeiramente natalício: festejar com os amigos e família o nascimento de Jesus Cristo.

Mas por que razão oferecemos presentes uns aos outros no Natal e acabamos por não dar “nada” a Quem verdadeiramente comemora os seus anos? Que sentido isto faz? Quando comemoramos o nascimento de alguém também levamos presentes para todos os convidados ou só para o aniversariante?

Acho que podemos na mesma manter o “jogo” do Amigo Secreto, mas sugiro que o presente seja para o verdadeiro aniversariante. E o mais incrível é que podemos, inclusive, deixá-lo em vários sítios como, por exemplo, na Igreja, na Paróquia, numa Organização ou noutro lugar.

Eu este ano já comprei os presentes para os meus amigos secretos e não os quero desfraldar. Mas, de qualquer maneira, vou também comprar um presente para o Aniversariante que consiste na oferta de uma refeição ao Núcleo Sul dos Gambozinos.
Sei que Ele não ficaria triste se não o fizesse, mas eu sei que fico muito mais contente.

Até amanhã!

P.S: Aproveitemos o Natal para dizer aos amigos e família qual o nosso dia de anos.