Prepare-se para um entrevista imprevista.

21-02-2013 00:00

Quais os teus pontos fortes? E fracos? Onde te ves daqui a 5 anos? Quais as experiências de liderança que já tiveste? Qual o teu maior sucesso? E fracasso? Porque é a pessoa certa para esta posição? O que te motiva? Até à próxima entrevista onde faremos um business case.

Estas são perguntas típicas de uma primeira entrevista para as quais já estamos mais do que preparados. Estamos tão preparados que hoje em dia escolher um candidato torna-se uma tarefa extremamente difícil. Até parce que somos cópia uns dos outros. Chama-se a isto "beber do próprio veneno". Isto é apenas culpa das agências de recrutamento e áreas de recursos humanos das empresas, pois foram estas que nos obrigaram a dar as respostas que querem ouvir. Por isso, e cada vez mais, as recomendações ganham uma importância maior no momento de decidir quem contratar.

Se tivermos a sorte de agarrarem no nosso Currículo será que estamos realmente preparados para qualquer entrevista? Acredito que se for este tipo de perguntas "boring" temos obrigação de estar. Será no detalhe, recomendação e na muita importante empatia com recrutador que se irá decidir quem ganha o lugar na cadeira.

Mas, e se nos colocarem à prova e quebrarem todos os pressuspostos de uma entrevista? Neste caso todas as nossas respostas serão "banais". Foi isto que a Heineken fez numa brilhante ação de recrutamento. 

Esta ação incrível levou os candidatos a superarem os seus limites e irem para além do convencional. Para além disto, esta ação contou com a colaboração da comunidade de fãs. Foram estes  que "recomendaram"  os 3 candidatos que passariam à fase final. Isto permitiu gerar um enorme buzz em torno da marca e reforçar a sua notoriedade no mercado.

Sugiro a todos verem o vídeo viral sobre esta entrevista. Clicar aqui.

Preparem-se para a imprevisibilidade das entrevistas e, mais importante do que isso, sejam iguais a vocês mesmos pois mais cedo ou mais tarde a "máscara" irá cair.

Até amanhã!