O mercado encantado das meias.

19-02-2013 00:00

 

Se eu perguntasse aqui: Qual a sua marca favorita de meias? Acredito que muitos responderiam como eu: “Não tenho, como é óbvio. Aliás, nem sem nenhuma marca de meias. Meias são todas iguais. Lisas, losangos ou desporto. Não compro as meias em nenhum sítio específico. A minha maior preocupação é preço, qualidade e adaptação à estação, isto é, lã ou algodão”.

No entanto existem fanáticos por meias. Existe um mercado de nicho que gira em torno deste produto. Não é por acaso que a empresa californiana de meias “Stance” acabava de fechar um acordo com Dwyane Wane, jogador do Miami Heat e considerado um dos jogadores mais estilosos da NBA. Stance encontrou neste jogador, que já era seu fã e postava constantemente fotografias no Instagram com meias da sua marca, a porta para entrar no mercado desportivo (ver imagem em baixo).

Mas há quem vá mais longe. A empresa “littlemissmatched” (www.littlemissmatched.com) resolveu criar uma linha de meias “desemparelhada”. O mesmo é dizer que esta vende meias cujo seu par é completamente diferente do outro. Agora perguntam: “Mas isso vende?”. A resposta é: claro que sim. Esta empresa percebeu que havia um nicho de mercado a explorar num produto “boring” e resolveu inovar. É um verdadeiro sucesso não só, obviamente, em crianças como também em adultos (ver imagem em baixo de Seth Godin um dos maiores gurus americanos do Marketing e Empreendedorismo).

A afirmação de Godin sobre este produto diz tudo: “12-year-od girls have nothing to talk about, and all day to talk about it, so they create these socks to give them something to talk about”.

Esta é a chave do sucesso de qualquer produto ou serviço: colocar as pessoas a falar sobre ele. E, pelos vistos, isto é possível até em produtos “boring” como um simples par de meias. A questão que fica no ar é: será apenas possível num país como os Estados Unidos da América?

Até amanhã!