O marketing não mente. Você é que mente.

16-01-2013 16:55

 

Os profissionais de marketing não mentem. Contam histórias. Na verdade quem mente é o consumidor, ou seja, você.

Nós (consumidores) gostamos de histórias. É assim desde que nascemos. Umas vezes fazemos parte do público e ouvimos atentos; outras, somos nós o centro das atenções.

Alguns têm jeito para contar histórias e outros nem tanto. Isto é verdade quando o recetor da mensagem é uma ou várias pessoas. E quando esse recetor somos nós mesmos? Neste caso todos nós somos os melhores contadores de histórias do mundo. Contamos a nós próprios histórias que não são verdadeiras, mas que nos fazem acreditar e que nos levam a ser aquilo que queremos ser. Contamos a nós próprios que ser cool é ter uns ténis Puma; que somos mais atraentes se usarmos Axe; ou que comprar e andar de Porsche me dá status.

É o fato de contarmos e acreditarmos nestas histórias que leva os profissionais de marketing a procurarem estabelecer valores nas marcas, tendo por base aquilo em que “acreditamos”. Eles contam as histórias em que os consumidores acreditam e procuram trabalhar os seus desejos (e não as suas necessidades).

Ninguém compra uns ténis Puma porque tem necessidade de andar calçado, mas sim porque quer ser cool. Ninguém compra um Porsche porque precisa de um carro. Ninguém escolhe Axe pelo preço. Ninguém bebe Coca-Cola porque tem sede nem pensa nos males que esta faz, mas porque esta conta uma história coerente e de felicidade.

Como diz Seth Godin “as melhores histórias não ensinam às pessoas nada de novo. Pelo contrário, as melhores histórias correspondem àquilo em que o público acredita, fazendo com que as pessoas se sintam inteligentes e confiantes quando alguém lhes lembra o quanto estavam certas desde o início.”

Conte uma história relevante e coerente. Caso contrário ninguém lhe dará ouvidos.

Até amanhã!