O grande combate: Barbie vs Bratz. Ken como comentador.

07-01-2013 00:00

 

O grande combate entre as duas mais poderosas bonecas do mundo está prestes a começar.

De um lado temos a magnífica, experiente e sempre encantadora Barbie.
Hoje, e como tem sido hábito, conta mais uma vez com o GAB (Grupo de Apoio da Barbie) constituído essencialmente por fãs que têm como símbolo e objetivo a beleza e perfeição.

Do outro lado, temos a novata, irreverente e ameaçadora Bratz. Embora com menos anos de competição, esta surpreendente boneca conta também com um grupo de apoio fortíssimo. O GAB (Grupo de Apoio à Bratz) é representado na sua maioria por novas fãs que vêm na sua heroína um símbolo de transcendência, irreverência e onda cool.

Vamos agora falar com o nosso convidado especial e comentador Ken. Um velho conhecido de todos nós e que já deixou marcas em muitos corações.

- Apresentador: Ken, boa tarde! Antes de mais obrigado por teres aceite o nosso convite. Começo por te perguntar qual a lutadora que, no teu entender, se apresenta em melhores condições para ganhar este combate?

- Ken: Boa tarde a todos os ouvintes e minhas queridas fãs. Bem, é inegável que as B’s apresentam caraterísticas bastante semelhantes e, por conseguinte, seria uma lotaria estar a prever qual a vencedora. Na verdade, ambas as lutadoras não têm apenas o mesmo código funcional – são divertidas e podem ser levadas para toda a parte; mas também o mesmo código emocional – ambas são melhores amigas das suas “donas” e permitem que estas não se sintam sozinhas. Isto faz com que a decisão da vitória venha a ser decidida nos detalhes do simbolismo. Por isso, eu não arrisco numa vencedora antecipada.

- Apresentador: Ken, sabemos que a tua preferência recai sobre a Barbie. No entanto, e olhando para os últimos anos, percebemos que a Bratz tem ganho diversas batalhas, aumentando a sua notoriedade e tendo mesmo chegado a atingir um número de fãs idêntico ao da tua boneca preferida. Como justificas esta evolução?

- Ken: Bem, isso é um facto que ninguém pode negar. Face a essa evolução, e desde há uns anos para cá, tenho vindo a tentar ajudar a Barbie a recuperar a sua condição de líder. Tenho procurado apoio, inclusive, junto das minhas fãs. No entanto, parece que eu próprio já estou “passado” aos olhos desta nova geração. 
Já pedi inclusive à Barbie que mudasse de carro e alterasse a sua personalidade. Hoje, já começa a ser vista como elitista, snobe e menos cool.
O mesmo não acontece com a Bratz, que tem apostado num vestido de lantejoulas, cara pintada e num olhar um pouco mais agressivo e sugestivo. Para além disso, tem aparecido num lindo Kombi Volkswagen 1970. (suspira com ar de quem se está apaixonando).
Neste sentido, pode dizer-se que a Bratz leva alguma vantagem, principalmente por culpa da Barbie.
Posso mesmo dizer, em primeira mão, que a minha querida se desleixou e deixou mesmo de ver os vídeos da concorrência, de se adaptar às características dos novos fãs e consumidores e, por último, de analisar a evolução desta indústria. São falhas que poderão trazer os seus prejuízos.
Concluo, como comecei, o combate irá decidir-se nos detalhes do simbolismo.  

Apresentador: Ken, muito obrigado. Face à tua análise eu arriscar-me-ia a dizer que a Barbie parte então em desvantagem. Ficou, no meu entender, durante muito tempo na zona de conforto. Agora pode ser tarde para conseguir recuperar a sua condição de líder. E você, caro ouvinte, em quem apostaria?

Que ganhe a melhor!

Até amanhã!

P.S: Na verdade este combate já começou há muito tempo e prevê-se que continue extremamente competitivo.