Não estar nas redes sociais é sinónimo de estar morto.

17-01-2013 00:00

 

Hoje não estive nem estou com tempo para escrever um artigo. Primeiro porque tive sem luz até às 15 horas. Segundo (e último) porque estou a escrever um artigo para uma revista científica de marketing juntamente com um amigo meu brasileiro – Rodrigo Fortuna.

Não sabemos se o artigo será publicado, mas esperemos que sim. É uma análise a uma pesquisa inédita sobre o “Perfil do Consumidor do Esporte no Brasil” liderada pelo Rodrigo. 

Neste artigo abordaremos essencialmente o perfil do consumidor relativamente à utilização das redes sociais. Com base na resposta a 7 perguntas iremos retirar as nossas conclusões e considerações finais com especial enfoque nas marcas e clubes que vivem no mundo do desporto.

Assim, o que partilho hoje são alguns resultados incríveis sobre a penetração das redes sociais nas nossas vidas. Aproveitei para colocar alguns dados exclusivos de Portugal. Está um pouco mais longo do que o costume, mas vale a pena ler.

Segundo o estudo Global Social Media Check-up da Burson-Marsteller (2012), 87% das empresas que fazem parte da Fortune 100 estão a utilizar, pelo menos uma das redes sociais existentes. Destaque para o Twitter onde 82% tem conta ativa. De realçar o fato de aproximadamente 38% das empresas responder aos tweets enviados pelos seguidores. De seguida, temos o Youtube com 79% das empresas e, em terceiro, o Facebook com 74%.

O mesmo estudo diz-nos que 70% das empresas com página ativa respondem na sua página e publicamente aos comentários dos seus seguidores. Ainda é de notar que 25% do mercado global já tem uma página no Pinterest.

Em 2011 a empresa comScore. também realizou um estudo sobre as redes sociais, mas na ótica do utilizador. Segundo os resultados conseguidos, em Outubro de 2011, as redes sociais já são utilizadas por 82% da população on-line. Mais impressionante é o fato de 19% do tempo consumido com a Web é gasto com redes sociais. O mesmo é dizer que em cada hora de navegação, os utilizadores gastam, aproximadamente, 11 minutos e 30 segundos nas redes sociais.

No que diz respeito a Portugal, a com.Score conclui que 95,7% da população on-line utiliza as redes sociais. Em termos de tempo, gastamos 26,6% do nosso tempo na Web nestas plataformas.

Um dos resultados mais impressionantes deste estudo está relacionado com a penetração das redes sociais nos grupos demográficos. Se há uns anos podíamos pensar que estas eram utilizadas apenas por crianças, hoje já não o podemos fazer. Apesar dos grupos de idade de 15-24 e 25-34 anos representarem os maiores valores percentuais com 84,4% e 83%, respetivamente, é o grupo das pessoas com mais de 5 anos que teve o crescimento mais relevante atingindo os 79,9% (70,6% em Julho 2010). Relativamente a Portugal, o grupo etário de 15-24 anos é aquele que apresenta o valor mais elevado – 90%. A título de curiosidade, no Brasil as mulheres com mais de 55 anos são as que representam uma percentagem maior com 99,9%.

No que diz respeito ao sexo, as mulheres ainda são aquelas que representam um maior taxa de penetração com 83,9%, mas os homens estão hoje muito próximos (81%).

Analisando a penetração das redes sociais em Portugal concluímos que o Facebook é a plataforma mais utilizada com um valor percentual estimado de 84,8%. Segue-se ainda oWindows Live Profile com 21,1%. Depois vem o Linkedin com 9,2% e posteriormente o Twitter com 7,9%.

Até amanhã!

P.S: Não é você que morre se não tiver nas redes sociais. São as marcas.