Mude as regras do jogo!
28-11-2012 00:00Hoje com o acesso ao Facebook e outras redes sociais conseguimos saber constantemente o que os nossos amigos fizeram, fazem ou tencionam fazer. Quem diz amigos diz marcas ou ídolos dos quais somos “fãs”.
Isto é exatamente o que a maioria das empresas faz na sua indústria, mas com os seus concorrentes. No meu entender está errado. Ou incompleto, se preferirem.
O que estas devem fazer é perceber exatamente aquilo que a concorrência não faz. É neste “vazio” que poderá estar a verdadeira vantagem competitiva. É aqui que poderão mudar as regras do jogo.
Mas para isto as empresas não podem ser míopes na análise da concorrência e mercado. Mais, não podem olhar apenas para cima, principalmente para os líderes de mercado, pois é a estes que mais interessa manter as regras do jogo inalteradas.
Conclusão:
Procure o “vazio” e mude as regras do jogo.
Se cumprir as regras é quase certo que perde.
Até amanhã!