Minha querida ideia!

06-12-2012 00:00

 

Há aproximadamente dois anos, quando trabalhava no Sporting Clube de Portugal, apresentei uma ideia muito simples que acabou por nunca ser implementada.

Como acredito verdadeiramente no seu potencial e não entendo qual a razão para não a terem implementado decidi “dedicar-lhe” este post. Talvez outro Clube ou Organização a queira aproveitar.

Como todos sabemos o futebol é o produto ‘core’ da grande maioria das organizações desportivas existentes nos dias de hoje. Estamos perante uma indústria que mexe com milhares de milhões de euros todos os anos em transferências de jogadores, patrocínios, venda de bilhetes e season tickets, transmissões televisivas, etc.
Com isto, é fácil de perceber que esta modalidade só está ao alcance das grandes marcas nacionais e internacionais. Só estas conseguem investir milhões para aumentarem a sua notoriedade, visibilidade e afinidade com os sócios e adeptos de um Clube.

Mas nem só de futebol vive um clube. Existem modalidades como a natação, voleibol, judo, atletismo, rugby, entre outras, onde milhares de atletas vestem a camisola com o mesmo objetivo e orgulho: vencer e honrar a história (ou pelo menos devia ser assim!).
No entanto, estas modalidades não têm tanta visibilidade nos media e não despertam o mesmo interesse nos adeptos. Como tal, acabam por não ser tão atrativas para as grandes marcas.

Nessa altura em que estava no Sporting existiam algumas modalidades sem patrocinador ou em que o patrocínio pago era realmente baixo.

Foi aí que eu me questionei. Mas afinal se o mercado nacional é constituído em mais de 90% por Pequenas e Médias Empresas por que razão só olhamos para os grandes players?

Sugeri então criar um sistema de rifas.

A título de exemplo cada rifa custaria 1.000 euros e qualquer empresa (ou pessoa) poderia comprar uma ou mais rifas. 
Agora imaginem que os prémios principais eram o patrocínio: 1) camisola do atletismo; 2) calções do Futsal; 3) manga na equipa de rugby.
Mas ninguém ia de “mãos vazias”. Todos aqueles que comprassem rifas ganhavam sempre um prémio como, por exemplo, dois lugares na Bancada Central do Estádio para assistirem aos 15 jogos do campeonato nacional de futebol.

Acreditam, tal como eu acredito, que várias empresas investiriam 1.000€ do seu orçamento de marketing com o objetivo de poderem aumentar a sua notoriedade e visibilidade por serem patrocinadores do Sporting Clube de Portugal?
Eu acredito que até pessoas concorreriam para poderem ver o seu nome como patrocinador oficial do Clube.

Até amanhã!

P.S: Com esta solução teríamos ainda mais gente no estádio a apoiar a equipa e um maior número de lugares vendidos.