Hoje o artigo é da autoria da noiva. Dou-lhe o nome de: “Primeiro a humildade.”

06-02-2013 00:00

 

O artigo de hoje é retirado ipsis verbis de um post colocado ontem pela minha fianceé no Facebook. Deixo as conclusões para cada um. Vamos a isso!

---

"Se há coisa que me irrita, são pessoas que se levam a sério demais (aprendi esta com a Bárbara). E é verdade: tem de se ter muito cuidado quando começa uma conversa sobre quem somos e o que fazemos nesta vidinha. Se há coisa que me encanita são portugueses pouco humildes que acham que ainda estão na época dos descobrimentos e que vão desbravar o mundo e ensinar o que é ser civilizado ou católico ou o raio que o parta. 

Amiguinhos: os portugueses não são melhores que ninguém!! Existe aí muito boa gente que acha que os grandes senhores de negócios no Brasil são portugueses. Que os bons empresários são portugueses. Ainda hoje ouvi que os bons restaurantes em São Paulo eram...de portugueses! Mas está tudo tontinho ou quê?? De facto, santo de casa não faz milagre. Quando estamos na nossa pátria é tudo uma porcaria e só cheira mal, quando vamos lá para fora já somos os reis do mundo!! Mas que fenómeno é este? Porque é que não enfiam o barrete e tentam primeiro arrumar a casa, fazer as coisas direitinho, ter brio e, depois de tudo isso, ter a humildade de perceber que ainda temos muito a aprender? 

Eu tenho vergonha! Tenho vergonha de estar fora do meu país e de saber de portugueses, cá fora também, que só se dão com portugueses e que ainda criticam cultura e mentalidade alheia só porque não é igual à sua. Isso sim é pequenez! É muito pouco diferente de só nos querermos dar com gente dos mesmos “extratos sociais”, das “famílias de bem” ou de pessoas que pensam da mesma maneira que nós e têm a mesma opinião em tudo. Ter opinião diferente é bom, faz bem à cabeça, areja as ideias! Lidar com pessoas que acreditam piamente em coisas que nós achamos absurdas faz nos considerar e relativizar as nossas verdades! E isso sempre me fez muito bem! 

Não venham a achar que somos os melhores. Não venham para ensinar os outros. Não venham porque no vosso país é tudo “uma cambada de chulos”. Acima de tudo, não venham dizer que o nosso país é mau, mas que os portugueses cá fora são os melhores! Ouçam-se a vocês mesmos. Se vierem, venham com a humildade de quem se tem de adaptar a um país e uma cultura novas, venham com vontade de aprender, venham para ver as diferenças e no que somos bons e no que podemos melhorar, venham para beber do que de bom existe cá fora para poder levar para os nossos as coisas boas e a saudade das coisas ainda melhores que temos! E dêm valor. Eu dou."

Até amanhã!

P.S: Faltam 2 meses…