As imagens em maços de tabaco afinal incentivam a fumar. E esta?

08-11-2012 00:00

Mas quem se atreve a dizer tal disparate? Você. Aliás, o seu cérebro. Mais propriamente o chamado núcleo accumbens, isto é, a região que lida com riscos e construção de desejos.

Esta afirmação é resultado de um estudo de neuromarketing.

Neste estudo, um conjunto de fumadores foram confrontadas com a questão: As imagens tormentosas que estão no seu maço de tabaco incentivam a fumá-lo menos? A resposta foi: claro que sim.

Mas por incrível que pareça a resposta certa é não. Na verdade, as imagens, ao contrário de inibir, estimulam o núcleo accumbens e produzem uma maior vontade de fumar. E esta?

Eis as duas principais conclusões a retirar deste estudo:

1-      Vários milhões de euros, por toda a Europa, foram deitados ao lixo com a realização de campanhas antitabaco.
2-      As pessoas mentem.

A fome mata. Fumar não.
Deixe de fumar e ajude quem tem fome.

Até amanhã!

P.S: O neuromarketing é resultado de um fusão entre a ciência e o marketing e tem como objetivo estudar a essência do comportamento do consumidor.