As 3 etapas de uma grande ideia.

08-01-2013 00:00

 

Negar, à partida, uma ideia nova e o conceito de inovação é algo verdadeiramente comum. Levar as pessoas a acreditarem na nossa ideia requer muita energia e persistência. Desistir é quase sempre o caminho mais fácil, mas quase nunca aquele que apresenta os melhores benefícios.

Por isso, se tem uma grande ideia em mente e pensa implementá-la prepara-se para passar por 3 etapas distintas:

1ª.      A ideia é (obviamente) rejeitada. A rejeição imediata e o questionamento excessivo é a primeira situação com se irá enfrentar. Neste caso lembre-se destas palavras sábias “Para voar é preciso encontrar resistência” (Maya Lin).

2ª.      A ideia é parcialmente aceite. Nesta fase, uma parte daqueles que rejeitaram a ideia começa a perceber que afinal a ideia tem potencial. Estes, na sua maioria, toma a sua decisão assente em documentos, business plans ou outros que coloquem (quase) tudo “preto no branco”.

3ª.      A ideia é assimilada e aceite. Nesta fase, e depois de muita reflexão e já provas dadas, a ideia é aceite pela parte em falta.

Em conclusão, não tenha medo de arriscar nas grandes ideias, mas esteja preparado para ouvir dizer que “isso é impossível”, “se ninguém ainda fez isso é porque não tem potencial”, “deves achar-te o Steve Jobs”, entre outros.

Tenha paixão e muita fibra para levar a ideia em que acredita a ser implementada.

Até amanhã!