Apaguem a luz às 17h!

15-11-2012 00:00

 

Há muito tempo que questiono os hábitos de trabalho das empresas e portugueses.

Primeiro, entra-se às 09h ou 10h no escritório para ligar o computador. Vê-se os e-mails do trabalho. Depois para-se para um café e ler o jornal. Volta-se para agora ver os e-mails pessoais, ver o que se passou no Facebook e lançar um post de ‘Bom dia’.

Passa-se um tempo, trabalha-se um pouco e começa-se a pensar na hora de almoço.

Volta-se do almoço, de barriga cheia e pronto para uma tarde de trabalho (finalmente). Alguns saem às 16h e pouco fizeram, outros saem às 22h, mas não quer dizer que tenham feito mais.

Mas por que razão isto acontece?

Simplesmente porque os patrões ainda não pararam para questionar os seus colaboradores e perceber o que os motiva e podia tornar mais produtivos.

No meu entender, é óbvio que um horário de trabalho das 08h às 17h, com uma hora de almoço, seria fator de motivação de aumento dos índices de produtividade. Claro que para isto as empresas e colaboradores teriam de se reger pelo fator produção e não o fator tempo.

Mas isto era só benéfico para as empresas e colaboradores? Não!

Seria ótimo para as nossas famílias, filhos e amigos. Seria também excelente para a nossa economia uma vez que as pessoas passariam a ter mais tempo livre e, provavelmente, a consumiriam mais.

Reduziria o stress e, talvez, os custos de saúde para nós e Estado.

Enfim, muito se poderia ganhar com esta alteração e o mais provável é que as empresas também poupassem na luz.

Até amanhã!

P.S: Nem todas as empresas e pessoas estão dentro do cenário que criei.