A tribo e o templo.

07-11-2012 00:00

 

Serão a tribo e templo assuntos do passado?

Segundo o Wikipédia a tribo (do latim tribu) é o nome que se dá a cada uma das divisões dos povos antigos, possuindo um território e com algum tipo de comando, possuindo em comum a mesma ancestralidade.

Hoje, eu definiria a tribo como uma pessoa, produto, serviço, marca ou organização em torno da qual os seus “habitantes” se reúnem e a seguem por acreditarem e partilharem os mesmos valores.

Um clube é uma tribo. O Manchester United é uma tribo. O Facebook e Usain Bolt também.

E o templo? O templo, é o local onde os “habitantes” se reúnem e fazem as "danças tribais".

Haverá maior vantagem competitiva para uma marca do que reunir os seus fãs (habitantes) de  formal regular no seu templo?
O desporto consegue. Os Bulls conseguem. O Barcelona consegue.
A Coca-Cola não. Mas sabe que é importante estar presente. Por isso acaba a gastar milhões em marketing desportivo.

Agora cabe à gestão e marketing desportivo, de clubes e marcas, tirarem o máximo proveito de uma das vantagens competitivas do Desporto: os dias de reunião no templo.

Até amanhã!

P.S: A minha definição de tribo está incompleta. Faltou referir que estas devem ter um líder. Falaremos disto mais tarde.