A tribo e o templo.
07-11-2012 00:00
Serão a tribo e templo assuntos do passado?
Segundo o Wikipédia a tribo (do latim tribu) é o nome que se dá a cada uma das divisões dos povos antigos, possuindo um território e com algum tipo de comando, possuindo em comum a mesma ancestralidade.
Hoje, eu definiria a tribo como uma pessoa, produto, serviço, marca ou organização em torno da qual os seus “habitantes” se reúnem e a seguem por acreditarem e partilharem os mesmos valores.
Um clube é uma tribo. O Manchester United é uma tribo. O Facebook e Usain Bolt também.
E o templo? O templo, é o local onde os “habitantes” se reúnem e fazem as "danças tribais".
Haverá maior vantagem competitiva para uma marca do que reunir os seus fãs (habitantes) de formal regular no seu templo?
O desporto consegue. Os Bulls conseguem. O Barcelona consegue.
A Coca-Cola não. Mas sabe que é importante estar presente. Por isso acaba a gastar milhões em marketing desportivo.
Agora cabe à gestão e marketing desportivo, de clubes e marcas, tirarem o máximo proveito de uma das vantagens competitivas do Desporto: os dias de reunião no templo.
Até amanhã!
P.S: A minha definição de tribo está incompleta. Faltou referir que estas devem ter um líder. Falaremos disto mais tarde.