A decisão agora é nossa.

16-05-2013 00:00

O crescimento acelerado do consumo e tempo dispendido na internet e redes sociais tem vindo a provocar uma transformação interessante na forma de as empresas comunicarem.

A forma de comunicação antiga era assente na publicidade e os canais utilizados consistiam na televisão ou em anúncios de página nas revistas. Até aqui as empresas basicamente desenvolviam uma campanha e nós consumidores, sem alternativa, acabávamos por ter de vê-la, quer fosse boa ou má.

Posteriormente, e com o surgimento da internet, as empresas decidiram replicar aquilo que já faziam nos meios tradicionais neste novo canal. Tudo isto sem grande estratégia, pois o conhecimento sobre o mundo web ainda era reduzido.

Passo a passo, ano após ano, esta pirâmide tem vindo a inverter-se. Hoje o plano de comunicação desenhado pelas empresas devia ser desenhado tendo por base, em primeiro lugar, a internet e mídia espontânea e depois, quem sabe, ser replicado por um anúncio de 30 segundos na TV ou numa página num jornal ou revista, dependendo do público-alvo, claro.

 Neste sentido, a aposta numa comunicação viral tem vindo a ganhar cada vez mais importância. São muitas as empresas que já se aperceberam destas alterações, mas poucas as que efetivamente colocaram um plano em prática.

No meu entender, um dos casos de maior sucesso é a Heineken com virais ligados à Liga dos Campeões, competição europeia da qual é patrocinadora oficial.  Clicar aqui para ver o último.

Hoje o investimento tem de ser mais em pessoas, que saibam utilizar os meios à disposição e que desenvolvam uma campanha focada em pessoas. Sim, porque nós (as pessoas) só vamos partilhar o que realmente for importante, interessante e mexer com os nossos sentimentos.

Termino com uma campanha brilhante da Buddy. Junta três coisas que de melhor há no mundo hoje e que são fundamentais para todos: amigos, internet e, claro, cerveja. Ver aqui.

Vai um brinde?

Até amanhã!