Pior do que falhar é nem começar. Saibamos agradecer.

27-05-2013 00:00

Seth Godin diz-nos que “the only thing worse than starting something and failing…is not start something”. Diz Godin e muitos outros empreendedores e gurus do marketing.

É óbvio que todos nós sabemos que Portugal não é igual aos Estados Unidos da América. No país de Obama defende-se que o sucesso de empreender passar por três etapas prévias: falhar, falhar e falhar. No nosso país o sucesso, no meu ponto de vista, está diretamente relacionado com o lobbying e influência que essa pessoa tem junto das forças decisórias. Mais, quem falha no nosso país é um falhado forever.

Mas por que razão nós julgamos aqueles que têm a coragem de empreender e estão predispostos a errar? Por que razão criticamos aqueles que pretendem promover o empreendedorismo em Portugal? Mas por que os Estados Unidos são assim tão diferentes?

No meu entender a resposta não passa (apenas) por questões culturais, mas essencialmente pela educação. Em Portugal ensinam-se os alunos a trabalhar por contra de outrem, idealmente 15 horas por dia. Promove-se a consultoria e auditoria como emprego de sonho para os melhores alunos da Universidade. Promovem-se grandes casos de sucesso dos EUA e de outros países nas aulas, mas ignora-se que o nosso tecido empresarial é formado por 80% de Pequenas e Médias Empresas. Promovem-se vários cursos diferentes de norte a sul com o objetivo de “oferecer” um canudo que de pouco ou nada serve. Promove-se o doutor ao invés do técnico (que pode ser empreendedor). Promove-se o comodismo ao invés do empreendedorismo.

Em suma, enquanto a nossa educação não mudar o medo de falhar irá continuar a assombrar o empreendedor. Sim, porque os programas e concursos de empreendorismo não chegam para resolver este problema até porque a maioria das pessoas que concorrem não foram ensinadas a ter espírito crítico, a conseguir montar um business plan e tirar a ideia do papel. É preciso dar um step down.

Por fim, gostaria de agradecer a todos aqueles que tiveram a coragem de falhar, pois são eles que nos permitem hoje ter um emprego.

Já falhei e espero voltar a falhar, porque pior do que falhar é nem começar.

Até amanhã!