O cérebro engana. O algodão não.

21-11-2012 00:00

 

Qual prefere: Pepsi ou Coca-cola?

Um estudo de neuromarketing realizado nos E.U.A, com um universo de 67 pessoas, revelou que 50% das pessoas gosta mais de Pepsi e a outra prefere gosta de Coca-Cola.
Mas se isto acontece, por que razão a Coca-Cola é líder de mercado?

Vamos então aos resultados do teste:

» Primeiro teste: Prova Cega

Neste teste as pessoas foram convidadas a provar dois copos de refrigerante, sem rótulos ou qualquer tipo de identificação. Num copo estava Coca-Cola e noutro Pepsi.

Como resultado deste primeiro teste, 50% das pessoas preferiu Pepsi.

» Segundo teste: Prova Consciente

Neste segundo teste, os voluntários foram agora convidados a provar novamente dois copos com os mesmos refrigerantes, mas agora com os logótipos das marcas a identificar.

Resultado: 75% das pessoas afirmaram que gostam mais de Coca-Cola.

» Resultados: A força das experiências

O resultado do estudo mostra-nos que a Pepsi deveria ser detentora de 50% do mercado. No entanto, como todos sabemos, a Coca-Cola é a líder e tem bem mais de metade da quota de mercado.

Segundo o estudo efetuado e análise das regiões cerebrais ativadas aquando a realização dos testes, concluímos que nós (eu!) preferimos Coca-Cola não apenas por causa do seu sabor, mas também pelas experiências vividas com a marca.

Vai uma Coca-cola com gelo e limão? Ou uma Pepsi?

Até amanhã!