O cérebro engana. O algodão não.
21-11-2012 00:00
Qual prefere: Pepsi ou Coca-cola?
Um estudo de neuromarketing realizado nos E.U.A, com um universo de 67 pessoas, revelou que 50% das pessoas gosta mais de Pepsi e a outra prefere gosta de Coca-Cola.
Mas se isto acontece, por que razão a Coca-Cola é líder de mercado?
Vamos então aos resultados do teste:
» Primeiro teste: Prova Cega
Neste teste as pessoas foram convidadas a provar dois copos de refrigerante, sem rótulos ou qualquer tipo de identificação. Num copo estava Coca-Cola e noutro Pepsi.
Como resultado deste primeiro teste, 50% das pessoas preferiu Pepsi.
» Segundo teste: Prova Consciente
Neste segundo teste, os voluntários foram agora convidados a provar novamente dois copos com os mesmos refrigerantes, mas agora com os logótipos das marcas a identificar.
Resultado: 75% das pessoas afirmaram que gostam mais de Coca-Cola.
» Resultados: A força das experiências
O resultado do estudo mostra-nos que a Pepsi deveria ser detentora de 50% do mercado. No entanto, como todos sabemos, a Coca-Cola é a líder e tem bem mais de metade da quota de mercado.
Segundo o estudo efetuado e análise das regiões cerebrais ativadas aquando a realização dos testes, concluímos que nós (eu!) preferimos Coca-Cola não apenas por causa do seu sabor, mas também pelas experiências vividas com a marca.
Vai uma Coca-cola com gelo e limão? Ou uma Pepsi?
Até amanhã!