Se for ao supermercado não se esqueça do relógio!

12-12-2012 00:00

 

Quando vai ao supermercado costuma escolher um carrinho de compras de pequena ou grande dimensão?
É daquelas pessoas que quando chega a casa com as compras sente que acabou por trazer produtos em excesso?
Gostaria de poupar na conta do supermercado?

Então chegou o momento de escolher o carrinho mais pequeno (ou mesmo a cesta!) e fazer as suas compras no sentido dos ponteiros do relógio.

Segundo um estudo de neuromarketing a dimensão do carrinho de compras está diretamente relacionado com a quantidade de produtos que acabamos por comprar. Quinze produtos num carrinho pequeno podem parecer muita coisa, mas, num carrinho grande, a impressão que temos é de que a quantidade é menor. O mesmo é dizer que ao escolhermos o carrinho grande somos estimulados a comprar um maior número de produtos.

Um outro estudo indica-nos que as grandes superfícies são projetadas com o objetivo de nos levarem a caminhar no sentido contrário aos ponteiros do relógio. A verdade é que andar nesta direção leva-nos a ficar mais tempo no supermercado e a gastar até mais 7%.

Agora percebo (ainda melhor!) porque existem os bancos de criança nos carrinhos grandes. E eu a pensar que era para a criança ir sossegada...que ingénuo! 

Até amanhã!

P.S: Não se esqueça de levar o relógio!